"Pensar o ambiente além de sua dimensão física, natural e biológica, na perspectiva de um ambiente social e cultural é pensar também nas aporias do ambiente urbano, na esfera dos bens de consumo, no bombardeio da propaganda, nas passagens da cotidianeidade. Assim, quando inserimos no horizonte da educação ambiental uma vasta gama de saberes e problemas damos margem ao princípio axiológico de uma educação ambiental, pensando nos valores inerente a essa sociedade que torna possível um sem número de contradições que a coloca em risco. - Estimular a produção de bens simbólicos (culturais) numa perspectiva crítica e de reconstrução de valores e atitudes, passa a ser um dos principais objetivos desse reencantamento possibilitado pela reinvenção da política como elemento de participação política. Desenvolver conhecimentos, habilidades e competências com vistas à "apropriação" das linguagens e tecnologias dos vários saberes a fim de promover a emancipação e a efetiva cidadania." FAbiano Ramos Torres in " As Encruzilhadas do Saber Moribundo"
domingo, 19 de agosto de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário